Início - Ainda no Brasil

Escola na Itália | Transporte escolar

Um dos temas que muito me interessa e eu pesquiso muuuuito, é o ensino na Itália, como funciona, qual a diferença com o Brasil. Como sabem tenho 2 filhos: 1 com 5 anos e outro com 19.

Hoje vou falar de escola para o Nicollas.

Penso que para ele a adaptação será muito mais fácil, pois está em fase de alfabetização e já vai pegar o bonde andando. Já vi muitos relatos de mães, que crianças até uns 7/8 anos é muito mais rápido para aprender a língua. Em casa estou colocando para ele ver desenhos e escutar músicas infantis em italiano, e pense que coisinha mais linda escutar ele cantando “volevo un gatto nero” e “Il coccodrillo come fà”

Outra coisa bem legal, que me deixou um pouco mais tranquila também, é que em algumas comunes, quando a criança apresenta alguma dificuldade em se adaptar (geralmente por causa da língua) lhe é designada uma professora que fale português para acompanhá-los. (Não são em todas as comunes que isso acontece).

O sistema de ensino na Itália é dividido da seguinte forma:

 

8e9d4c_32c13565f31a42859ed91be14d554135-1 Escola na Itália | Transporte escolar

 

Nicollas completa 6 anos em novembro, então já iniciará na escola primária (para  crianças que completam 6 anos até 31 de dezembro)

Quando a criança almoça na escola, o valor das refeições é pago pelo aluno. Mas também é calculado pela renda familiar anual (quem ganha mais paga mais, quem ganha menos paga menos).

Como ainda não tenho uma data exata de chegada na Itália (pois ainda espero a confirmação da minha cidadania pelo consulado de Curitiba) fiquei preocupada se encontraria vaga para Nicollas, mas fui tranquilizada por uma pessoa muito querida que mora em Ancona (Taty). Ela me passou que mesmo chegando fora da data que são feitas as inscrições para as escolas, Nicollas terá sua vaga garantida, porém não vou poder escolher a escola mais próxima da minha casa, será a que tiver vaga.

O calendário escolar na Itália é diferente do Brasil, as aulas começam em setembro e vão até junho ( salvo alguns feriados e entre Natal e Ano Novo) As aulas retornam ao normal sempre no 1º dia útil após o “dia da Befana” dia 06/01.

8e9d4c_32c13565f31a42859ed91be14d554135-1 Escola na Itália | Transporte escolar

Outro ponto é, se você tem filhos até 5 anos, que irão frequentar o asilo nido ou escola materna, fique atento a data de inscrição. Pois como não é escola obrigatória, se você perder a data, será quase impossível conseguir vaga e terá que esperar até o próximo ano.

8e9d4c_32c13565f31a42859ed91be14d554135-1 Escola na Itália | Transporte escolar

8e9d4c_32c13565f31a42859ed91be14d554135-1 Escola na Itália | Transporte escolar

As inscrições geralmente são entre janeiro e fevereiro.  A partir da escola primária, a inscrição é pela internet, já o asilo nido (creche) e a escola de infância (materna) a inscrição é presencial.

Abaixo o site do Ministério da Instrução, para maiores informações:

www.iscrizioni.istruzione.it

 

TRANSPORTE ESCOLAR

 

8e9d4c_32c13565f31a42859ed91be14d554135-1 Escola na Itália | Transporte escolar

 

Como funciona o transporte escolar?

O transporte escolar é fornecido pela prefeitura, e o valor a ser pago é baseado no modelo ISEE. Mas o que é isso ??

ISEE – Indicação de situação econômica equivalente ( é o nosso atestado de pobreza no Brasil). Ele calcula a renda anual de uma família, para assim saber quanto você pode pagar pelo serviço de transporte escolar.

Um exemplo:

Até 5.000 Euros de renda familiar (anua)l, você é isento de pagamento.

De 5.000 a 30.000 (anual), você vai pagar entre 155 a 250 Euros (Anual).

A partir do segundo filho você terá um desconto de  (30%) e para o 3º filho (70%)

Também precisa ficar atento ao prazo de inscrição!! (acompanhe pelo site da sua comune)

Lembrando também que o transporte não vai até a porta da sua casa, existem os pontos onde você deve levar a criança e na volta buscá-la no mesmo local.

É isso aí gentem…espero ter ajudado de algum modo, caso tenham alguma dúvida ou sugestão, é só deixar um comentário ou me mandar um e-mail.

Assim que tiver mais informações e novidades vou repassando pra vocês.

Um grande abraço e até breve.

 

 

Compartilhar:
Tagged , , , , ,
Avatar

About Vanessa

Olá, tudo bem? Meu nome é Vanessa e criei esse blog para compartilhar com você minhas experiências na Itália. Mas não só isso, vou contar como foi desde o comecinho, quando resolvi por meu nome na lista do consulado, documentação, preparação para a mudança, etc…enfim, desde toda a movimentação ainda no Brasil.
View all posts by Vanessa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *