Início - Ainda no Brasil

FINALMENTE ITALIANA

Depois da comemoração, empolgação e quase surtar…estou mais tranquila, vamos ao último acontecimento.

  FINALMENTE SONO  ITALIANA !!

Simpatia FINALMENTE ITALIANA

 

Simmmm meus amores…Depois de quase 10 anos, minha cidadania saiu. Não sabia se ria, se chorava, mas a sensação é alívio no final.

Um “breve” resumo:

Como já disse em posts anteriores, em 2008 resolvi colocar meu nome na lista do consulado de Curitiba, já sabia que antes de 10 anos não sairia, então teria tempo suficiente para reunir todos os documentos. Já tinha a certidão de batismo do meu dante causa, agora era descobrir onde ele casou, se na Itália ou no Brasil.

O restante das certidões até deu um pouco de trabalho, mas não foi um bicho de 7 cabeças. Depois de todas em mãos (naquela época não precisava ser em inteiro teor) só mandei traduzir. Não deveria ter feito isso. O que aconteceu?? Alguns anos depois soube que minhas certidões perderam a validade, pois agora precisaria de certidões em inteiro teor, claro que também perdi as traduções que fiz.

Como eu já sabia onde estavam todas as certidões, e graças a Deus não precisaria fazer nenhuma retificação, esperei até uns 6 meses antes de ser chamada pra solicitar tudo de novo.

Em janeiro de 2017 comecei a reunir novamente todos os documentos, e 1 mês antes da convocação já estava tudo pronto. Levei meus documentos no começo de junho. DETALHE: No consulado de Curitiba, não precisa agendar um dia pra levar os documentos, só ir nas segundas ou nas quartas feiras.

Não sei agora, mas quando precisei fazer o pagamento dos 300 Euros, não aceitavam débito e nem transferência bancária. Imaginem eu, atravessando o centro de Curitiba com 1200 Euros !!!! Medooooo.

Naquela época estavam deferindo os processos em até 6 meses. Mas deu 6..7..8..e nada.

Quando fez 10 meses recebi um e-mail, mas era pra solicitar mais documentos. Como minha mãe se casou antes de 1983, ela adquire automático a cidadania por casamento. Então solicitaram a certidão de nascimento dela que esqueci. Putz, que mancada minha.

Também solicitaram a identidade de meu pai com até 10 anos de expedição, a dele era de 1900 e bolinhas!! E um comprovante de endereço no nome de meu filho de 20 anos. Quando entrei na lista, ele era de menor, então só precisei levar os documentos dele e pagar os 300 Euros. Ele não tem nada no seu nome,” uma dica”, nesses casos, pode ser uma certidão do TRE, eles aceitam.

Providenciei tudo em 10 dias, e continuei aguardando. E eis que 1 ano e dois dias depois recebi o tão esperado e-mail. Estava no trabalho e quando vi fiquei tão nervosa que nem conseguia abrir kkkkkkkkkkkk.

Queria gritar!! Mais estava no trabalho rsrsrs…claro que nesse dia nada rendeu…estava eufórica. Para quem não está no nosso mundinho da cidadania, não entende o quanto isso é importante e esperado por nós.

Agora começa a saga da última etapa, tentar uma data pra fazer o passaporte. Ontem foi o primeiro dia e quando deu o horário, o site caiu…imagina a galera que tá tentando agendar!! Só voltou 15 minutos depois, e já sem data disponível.

Mas não vou descansar e todo dia as 19:00 estarei lá tentando .. tentando e tentando.

 

Simpatia FINALMENTE ITALIANA

 

Agora é só alegria!!!

 

 

 

 

 

Compartilhar:
Tagged , , ,

About Vanessa

Olá, tudo bem? Meu nome é Vanessa e criei esse blog para compartilhar com você minhas experiências na Itália. Mas não só isso, vou contar como foi desde o comecinho, quando resolvi por meu nome na lista do consulado, documentação, preparação para a mudança, etc…enfim, desde toda a movimentação ainda no Brasil.
View all posts by Vanessa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *