Início - Ainda no Brasil

Cidadania Italiana pelo Brasil | 1º. passo

Cidadania italiana pelo Brasil  – Colocando seu nome na lista de espera no consulado de Curitiba.

 

Você sabe que tem descendência Italiana e não sabe por onde começar pra ter sua cidadania reconhecida? Se você não tem pressa, te aconselho a colocar seu nome o quanto antes na fila de espera do consulado, pois a média de espera é de 10 anos. Neste caso estou falando do consulado de Curitiba.

1- Inscrição na lista de espera. Todos os maiores de idade deverão inscrever-se na lista de espera,mesmo que algum parente já tenha obtido o reconhecimento da cidadania italiana. O módulo n. 6 para inscrição, deverá ser enviado ao consulado de Curitiba pelo correio (A.R.). Os módulos devem ser preenchidos no computador e assinados autografadamente. Os filhos menores de italianos, devem seguir as instruções disponíveis do setor Registro Civil.

2- Acompanhar a publicação do próprio nome na lista de espera, que é atualizada mensalmente no site do consulado, e verificar o número progressivo que lhe foi atribuído;

3- Acompanhar os avisos de convocação da lista de espera que são publicados no site do Consulado. Neste aviso, constam os números da lista de espera que forem convocados e que deverão apresentar a documentação dentro de 6 meses a partir daquela data. Por este motivo, te aconselho a preparar a documentação ao perceber que se aproxima a convocação de seu número na lista de espera, para não perder o prazo. Lembrando que segundo o consulado de Curitiba, os documentos não tem prazo de validade.

4- Os convocados deverão apresentar a documentação providenciada de acordo com as instruções disponíveis em reconhecimento da cidadania italiana jus sanguinis” junto com o módulo 7 e o módulo 8 de cada interessado, e o comprovante de pagamento das taxas consulares no valor de 300 Euros por requerente maior de idade. Os interessados devem comparecer no Consulado Geral em horário de atendimento exclusivamente nas segundas e quartas-feiras – não é necessário agendamento – ou ainda encaminhar a documentação através da rede consular honorária (Florianópolis, Londrina, Criciúma e Foz do Iguaçu).

5- Após a apresentação da documentação, o Consulado Geral verificará dentro de 730 dias se os interessados têm direito ao reconhecimento da cidadania italiana jus sanguinis. Em caso positivo, será enviado o processo ao Comune italiano até a conclusão do procedimento. Caso falte documentação, os interessados serão convidados a integrar o processo. Em ambos os casos o contato será feito através do email informado no mod. n. 8.

A princípio é isso, te aconselho depois de ter colocado seu nome na lista, já ir procurando saber onde estão todos os documentos que vai  precisar, pois se tiver que fazer alguma retificação você pode fazer isso com tempo.

Sempre acompanhe as convocações no site do consulado,  para não perder a data de apresentação dos seus documentos. Quando eu vi que seria chamada na próxima convocação (no meu caso eu já sabia onde estavam todos os documentos e não precisei fazer nenhuma retificação) já solicitei todas as minhas certidões em inteiro teor, traduzi e apostilei. Tudo demorou em média 3 semanas.

A minha espera demorou 8 anos, mas acredito que agora a espera vai diminuir, pois nas últimas duas convocações chamaram 3000 pessoas cada.

 

Um grande abraço e até breve.

 

 

 

Se você já tem todos os dados de seu Italiano e precisa da busca dessa certidão, seja na Comune ou na Igreja entre em contato conosco. Buscamos certidões em todo o norte da Itália e enviamos já apostilada para sua casa.

 

 

 

 

 

Compartilhar:
Tagged , , , ,

About Vanessa

Olá, tudo bem? Meu nome é Vanessa e criei esse blog para compartilhar com você minhas experiências na Itália. Mas não só isso, vou contar como foi desde o comecinho, quando resolvi por meu nome na lista do consulado, documentação, preparação para a mudança, etc…enfim, desde toda a movimentação ainda no Brasil.
View all posts by Vanessa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *