Início - Ainda no Brasil

Reorganizando todos os documentos.

Então, depois da minha viagem frustrada a Itália, resolvi colocar meu nome na lista de espera do consulado de Curitiba, pois até então não saberia a data certa que eu voltaria pra “minha terrinha ” vai que por aqui fosse mais rápido” . rsrsrs

Coloquei meu nome na lista de espera em 2009 e enquanto aguardava a fila andar, fui a caça da certidão de casamento do meu antenato. Lembrando que eu já tinha a certidão de batismo dele, então já sabia onde ele poderia ter se casado. Claro que foi um palpite, pois a maioria dos emigrantes se casaram no Brasil. E não é que estava lá mesmo?? Imagina a minha felicidade quando recebi a certidão em mãos! Até hoje me arrepio.

Depois de ter conseguido os documentos italianos era só conseguir os brasileiros. No meu caso, tive que fazer uma pesquisa com a família. Pergunta pra tio, tia, primo, pai, avó e nesse serviço de Sherlock Holmes, conseguimos achar o óbito do meu italiano. Eu e meu pai encontramos nos arquivos do cemitério de Colombo –
Pr. Que emoção achar naqueles livros com folhas amarelas e empoeiradas o nome dele. Depois desse ainda precisava da certidão de nascimento do meu bisavô.

Esse foi complicado, fui em praticamente todos os cartórios de Curitiba e Colombo, pois ele sempre morou aqui e não encontrei, só consegui encontrar a certidão de batismo. Fui no cartório da mesma jurisdição e pedi ao cartório que emitisse um documento explicando que não foi encontrado a certidão de nascimento. “Pra mim”deu certo, o consulado aceitou. Depois, os outros documentos foram bem mais fáceis de achar. Fui chamada depois de 8 anos de espera pra apresentar meus documentos no consulado. Segue abaixo os documentos exigidos:

* Certidão Negativa de Naturalização.
* Registro de Nascimento em original (Estratto dell’atto di nascita) do meu antenato Italiano Valentino;
* Certidão de casamento em original (Estratto dell’atto di matrimonio)

* Certidão de Óbito ( nesse caso ele faleceu no Brasil);
* Certidão de Nascimento, casamento e óbito de Miguel (filho de Valentino);
* Certidão de nascimento, casamento e óbito de Alderico ( filho de Miguel);
* Certidão de nascimento e casamento de Gilberto ( Filho de Alderico);
* Certidão de nascimento e casamento de Vanessa ( filha de Gilberto ) e certidões de nascimento dos meus filhos.

Todos esses documentos em 2º. via original e em inteiro teor, traduzidos para o Italiano, e apostilados.
Porém, como eu já tenho um tio que já teve a cidadania reconhecida neste consulado, só precisei apresentar os documentos de meu avó até chegar em mim, pois lá já existe pasta da minha família.

Agora é só aguardar os meus documentos serem transcritos lá no Comune, e correr pro abraço.

 

Arrivederci

 

 

Abaixo o link do consulado da Itália de Curitiba para maiores informações.
http://www.conscuritiba.esteri.it/consolato_curitiba/pt/

 

 

Compartilhar:
Tagged ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *