Sem classificação

Dia da Befana

O termo “befana” originalmente significa “epifania” do grego Bifania .

Chegamos na Itália um pouco antes do natal de 2018. Passado o Natal, perguntaram pro Nicollas o que ele pediu pra Befana, e eu oi?? Quem??

No Brasil 06/01, comemoramos o dia dos reis (que eu só lembro pq é o dia que desmonta o pinheirinho) aqui é o dia da Befana. Ah, inclusive o ano só começa depois desse dia, as aulas voltam e tudo começa a caminhar normalmente.

A história da Epifania está intimamente ligada à dos Três Reis. Diz a lenda que, em uma noite muito fria de inverno, Baldassare, Gasparre e Melchiorre, na longa jornada para chegar a Belém do Menino Jesus, incapazes de encontrar o caminho, pediram informações a uma velha que lhes mostrou o caminho. 

Os Três Reis Magos convidaram a mulher para se juntar a eles, mas, apesar da insistência a velha recusou. Depois que os três reis se foram, ela se arrependeu de não tê-los seguido, e em seguida, preparou um saco cheio de doces e começou a procurá-los, mas sem sucesso. A velha, portanto, começou a bater em todas as portas, dando a cada criança que conheceu alguns doces, na esperança de que um deles fosse apenas o Menino Jesus.

Screenshot_20200106-144443_WhatsAppBusiness-1 Dia da Befana

Hoje fomos ver a Befana em um ginásio de esportes aqui perto. Antes dela chegar, teve show com palhaços e bricadeiras com bolhas de sabão pra entreter as crianças. E chegou a velhinha, de nariz grande e uma vassoura velha na mão. A criançada congelou! E o medo de ganhar carvão ?? rsrsrs Mas não né? Conversou um pouco com as crianças e todos fizeram fila pra ganhar a meinha cheia de balas e doces.

Depois disso fomos para fora para tomar chocolate quente e vin brulè (tudo di grátis) inclusive a meinha, não pagamos nada.

Foi quando vi um povo reunido em um canto do estacionamento, a curiosa aqui foi ver né qual era o babado. Tinha um boneco em forma de bruxa pendurado, e em volta começaram a tacar fogo. Igual antigamente quando queimavam as bruxas. Imaginem a minha cara tentando entender o que tava acontecendo… eu com cara de tacho olhando aquele povo todo filmando.

Depois fui perguntar pra uma amiga italiana o significado da fogueira, e o porque de queimarem a coitada na veínha.

Ela me falou o seguinte: O costume das fogueiras do início do ano é uma tradição popular, que consiste em queimar grandes pilhas de madeira e galhos no início de janeiro, geralmente na véspera da Epifania. Um dos festivais mais populares é o costume de “queimar a velha”, montando um enorme boneco em forma de bruxa (composto de madeira, panos e feixes) nas praças. Que é então colocado sobre uma pilha de madeira e incendiado. Segundo a tradição, esse gesto é uma espécie de desejo para o ano novo: a Epifania, de fato representa o ano antigo e, para isso você o queima esperando que o novo ano seja melhor que o anterior. Na imaginação popular, a destruição da velha era considerada o fim de todos os males.

Screenshot_20200106-144443_WhatsAppBusiness-1 Dia da Befana

O vento que carrega a fumaça e as faíscas da fogueira indica como o ano novo irá começar. É do conhecimento popular que garbìn, um vento turbulento na direção sudoeste anuncia a chuva, essencial para preparar os campos para a próxima colheita, enquanto o vento flanan do nordeste, traz clima seco, o solo será árido e trará escassez. (Nem me perguntem pra que lado foi a fumaça, pq não vi rsrsrs)

Outra crença também diz que, a queda da cruz ou do poste que sustenta a imagem da bruxa pode ser um mal sinal. Em algumas áreas, ele deve permanecer em pé por pelo menos oito dias.

Ah tá né, agora entendi. Mas a primeira impressão foi tensa rsrsrs. Agora tô preparada para o próximo ano. A história muda conforme a região da Itália, essa que me contaram é daqui do Vêneto.

Espero que tenham gostado, um abração e arrivederci.

Screenshot_20200106-144443_WhatsAppBusiness-1 Dia da Befana

Compartilhar:
Tagged , , , , , , ,
Avatar

About Vanessa

Olá, tudo bem? Meu nome é Vanessa e criei esse blog para compartilhar com você minhas experiências na Itália. Mas não só isso, vou contar como foi desde o comecinho, quando resolvi por meu nome na lista do consulado, documentação, preparação para a mudança, etc…enfim, desde toda a movimentação ainda no Brasil.
View all posts by Vanessa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *