Na última vez (e única) que fui pra Itália, pesquisei como seria se eu precisasse dirigir. Será que só a minha carteira de motorista seria válida? Entrei em contato com o Detran onde me orientaram a fazer a PID – Permissão Internacional pra Dirigir. Porém a PID só tem validade de 1 ano da data de chegada no país.
Pois bem, agora falta pouco para poder fazer a conversão da sua carteira de motorista, devido ao acordo Bilateral entre Itália x Brasil para reconhecimento recíproco de carteiras de habilitação. Este tratado permite que os cidadãos dos dois países possam fazer a conversão sem se submeterem a exames práticos e/ou teóricos, desde que realize a solicitação antes de completar quatro anos de residência na outra nação.
Que maravilha!!!!
Tudo começou em 2008 quando os dois governos assinaram um protocolo onde se explicava toda a operação, no entanto, se seguiram longas e sistemáticas tratativas entre os dois ministérios competentes e somente em novembro de 2016 o documento chegou à sua versão final e foi assinado pelo embaixador do Brasil em Roma, Ricardo Neiva Tavares, e pelo vice-ministro das Relações Exteriores da Itália, Mario Giro .
Porém esse documento precisa ser ratificado pelos dois países, em tese, depois de 60 dias o documento entraria em vigor, mas na prática demora um pouco mais. Até a comunicação oficialmente a todos os órgãos responsáveis pela emissão das habilitações, vai demorar mais um tempinho.
Contudo, o acordo valerá apenas para carros e motos. Nas outras categorias continuará sendo necessário realizar exames práticos e teóricos.
Mas, até tudo estar funcionando 100%, vc tem duas opções:
– Fazer a sua PID (Permissão Internacional pra Dirigir) no Detran da sua região ou;
– Traduzir, com tradução juramentada na Itália, a sua CNH brasileira (portar sempre as duas juntas).
Atualizando! 2019
Eis que 1 ano após o acordo entrar em vigor, ainda não está 100%. Só estão sento convertidas as carteiras emitidas até 2016. As carteiras emitidas a partir de 2017 (meu modelo) não foram adicionadas ao acordo. Aiai
Mas hoje comecei o dia lendo uma ótima notícia!! A partir de 22/02/2019 elas começarão a serem aceitas. Lembrando que você tem até quatro anos da sua residência para solicitar a troca e sua carteira brasileira será retida.
Abaixo a reportagem que deixou meu dia muito mais feliz!!
Abraços…. e assim que conseguir trocar a minha, volto aqui para contar como foi.